APRENDA A PREVENIR AS PONTAS SECAS

 

pontas-secas-tratamentos

Um dos maiores problemas dos cabelos loiros descoloridos é o ressecamento e a porosidade, principalmente se os seus fios forem loiro claro ou platinado. Mas uma parte em especial dos cabelos loiros costuma ficar mais danificada: as pontas. Por isso preparamos algumas dicas de tratamentos , que o ajudarão a se livrar das pontas secas.

RECONSTRUÇÃO CAPILAR

Qualquer cabelo descolorido precisa de uma reconstrução capilar pelo menos de duas em duas semanas. As reconstruções são super importantes para os cabelos, pois elas repõem as proteínas que o cabelo perde durante o processo químico da descoloração. Se suas pontas estão espigadas, um dos motivos para isso pode ser a falta de nutrientes que seus fios precisam. E como já foi dito, as pontas tendem a perder esses nutrientes mais rápido, pois elas não recebem a oleosidade constante do couro cabeludo. Se suas pontas secas ainda estão elásticas ou extra-ressecadas, a reconstrução é o tratamento ideal. Use máscaras capilares ricas em proteínas e vitaminas. Lembre sempre de passar uma quantidade maior do produto nas pontas, durante a aplicação nos cabelos.

CAUTERIZAÇÃO CAPILAR

A cauterização funciona como a reconstrução capilar, e ela tem a finalidade de repor os nutrientes que o cabelo perdeu com a descoloração, mais especificamente a queratina. Se você for fazer uma cauterização para tentar recuperar as suas pontas secas, passe um pouco mais de queratina do que de costume nas pontas, e faça a cauterização normalmente, selando as pontas com cuidado com a chapinha.

NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO CAPILAR

Se seu cabelo não possui danos tão intensos, talvez as suas pontas só precisem de uma nutrição ou uma hidratação capilar. A hidratação consiste na reposição da água perdida pelos cabelos com as lavagens constantes, ou pela química e descoloração. Você só precisa usar uma máscara com ingredientes como a glicerina ou aloe vera. Mas se seu cabelo precisa de algumas vitaminas ou lipídios, o mais recomendado a se fazer é uma reconstrução capilar. Você deve usar uma máscara rica em vitaminas e óleos vegetais como o óleo de argan, camélia, pracaxi, macadâmia, ou manteigas vegetais, como a de cacau, cupuaçu ou a manteiga de karité, que é super nutritiva para os fios. Tente passar um pouco mais dos produtos nas pontas secas dos cabelos.

luvie-banner-argan-oil

ÓLEOS VEGETAIS FINALIZADORES

Os óleos finalizadores são uma ótima pedida para as pontas secas dos cabelos loiros. Mas não estou falando de silicones ou óleos minerais, e sim de óleos vegetais. Os silicones finalizadores são apenas maquiagem, enquanto que os óleos vegetais além de darem um brilho maior e disfarçarem imediatamente as pontas secas também tratam o cabelo com seu uso contínuo. Você deve usar óleos como argan, a macadâmia, camélia ou pracaxi (ou talvez um mix deles), que conseguem reparar os cabelos, nutri-los e disfarçar as pontas secas. Você pode utilizá-los nos cabelos após a escova, ou antes dela, ou da chapinha, se eles possuírem proteção térmica. Mas se seu cabelo possuir um dano um pouco mais profundo, o mais recomendado é que se faça uma reconstrução com proteínas nas pontas.

LEAVE-INS

Os leave-ins também são importantes para disfarçar e tratar as pontas secas dos fios loiros. Você deve usar leave-ins que contenham em sua composição ingredientes nutritivos como os já falados óleos vegetais, ou proteínas, como a queratina. Passe apenas uma quantidade adequada de leave-in nas pontas e no comprimento dos fios, com os cabelos úmidos, e depois deixe secá-los normalmente, ou use a chapinha ou o secador, utilizando no caso, um leave-in com proteção térmica.

CUIDADOS ADICIONAIS

Se suas pontas continuam secas após todos esses tratamentos, você pode tomar cuidados adicionais para que suas pontas se recuperem. Tente danificar o mínimo possível as suas pontas. Lave os cabelos apenas na raiz, e evite as pontas, use um shampoo e condicionador bastante hidratantes. Opte por secar os cabelos naturalmente, ou evite lavá-los com tanta frequência. Até que suas pontas secas se recuperem, é importante também evitar a chapinha, ou ter cuidados adicionais antes de usá-la, como utilizar um protetor térmico.